segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Escritora ILSE LOSA

A autora Ilse Losa é uma escritora portuguesa de origem alemã, de ascendência judia. Nasceu numa pequena aldeia de Bauer, perto de Hannover, no Norte da Alemanha.
Quando tinha cerca de 16 anos a família teve dificuldades financeiras: após a morte do pai o dinheiro não era suficiente para as despesas. Foi então que Ilse partiu para Londres para aperfeiçoar o inglês; Em Londres tomou conta de crianças e frequentou uma escola.


Ao regressar à Alemanha os partidários de Adolf Hitler começavam a dominar o país. Tentou estudar e trabalhar em Berlim, mas como era judia teve de fugir do país para não ser levada para um campo de concentração.
Assim, em 1934, em plena 2ª Guerra Mundial, acabou por refugiar-se em Portugal, mais propriamente no Porto.

Casou-se com o arquitecto Arménio, adquirindo assim a nacionalidade portuguesa.
Publicou romances, contos, crónicas, trabalhos pedagógicos e muitos livros para crianças. Fez também traduções de alemão para Português.
Recebeu, em 1991 o Grande Prémio de Livros para Crianças atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Escreveu regularmente desde 1949, sendo o seu livro "Um Fidalgo de Pernas Curtas" muito conhecido e "Contos de Eva Luna."
Divulgou autores portugueses na Alemanha e trabalhou também para a televisão criando séries infantis. Faleceu a 6 de Janeiro de 2006.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

PADRE FRANCISCO SOARES


Nasceu em Torres Vedras, em 1605 ( séc.XVII)  e morreu em Juromenha, em 1659 ( séc. (XVII).

Era filho de D. João Soares de Alarcão , alcaide-mor de Torres Vedras, durante o Domínio Filipino.

Ensinou em Lisboa, no Colégio das Artes e no Colégio de Jesus e ainda na Universidade de Évora, onde se doutorou e foi reitor. Logo a seguir à Restauração, devido ao comportamento dos seus familiares, foi preso duas vezes, apesar de ter demonstrado a sua fidelidade ao Rei D. João IV, quando em 1640 pronunciou um discurso pela "feliz aclamação de D. João IV".

Sendo já reitor da Universidade de Évora, de novo provou a sua adesão à restauração e, acompanhou os seus alunos a presidir a praça de Juromenha, a fim de posteriormente se juntar ao exército , que a 14 de janeiro de 1659 ganhou a Batalha das Linhas de Elvas.

Em Juromenha, devido a uma explosão acidental de barris de pólvora, morreu. Devemos distingui-lo como religioso, desprendido de bens terrenos, estudioso, professor e patriota. É de salientar também, na sua vasta obra clareza e independência das ideias, pouco frequente na época, e a sua atualização científica. Foi um conhecedor das teorias de Copérnico, Kepler, Galileu apoiou a descoberta de Harvey e tornou conhecida em Portugal a obra de Descartes.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Concurso " Eu escrevo " Semana da Leitura

No âmbito da Semana da Leitura 2013, que vai decorrer de 11 a 15 de março, centrada, nesta 7.ª edição, no tema "Mar", o Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e com o apoio do Banco Popular, promove o Concurso "Eu Escrevo", subordinado ao tema "Ler o Mar". Pretende-se, a partir de leituras diversas, premiar trabalhos que cruzem a Leitura e o Mar nas suas múltiplas dimensões. O concurso, de nível nacional, tem como público-alvo as crianças e jovens desde a Educação Pré-Escolar ao 12.º ano de escolaridade, dos estabelecimentos de educação e de ensino das redes pública e privada. A inscrição está aberta desde o dia 3 de janeiro. A entrega dos trabalhos decorre entre 1 e 31 de março.

Os trabalhos candidatos ao concurso devem ser enviados pela escola sede do agrupamento/escola não agrupada, depois de selecionados por nível/ciclo de educação ou de ensino, no período que decorre entre 1 e 31 de março, para o endereço concursos@pnlonline.net.

Tal como nas edições anteriores, a Semana da Leitura 2013 convida as escolas a criar ambientes festivos em que se celebram a leitura e os livros.

A Semana da Leitura 2013 desafia crianças, jovens, adultos e a comunidade em geral, de autarquias a empresas, de escritores e artistas a individualidades públicas, a unirem-se na grande festa do livro e da leitura.

Para mais informações, incluindo a consulta do regulamento, aceder ao sítio Semana da Leitura - Ler + Escolas.

Para outras informações, consultar o sítio RBE / Notícias / Semana de Leitura 2013: concurso “Eu escrevo”.

domingo, 6 de janeiro de 2013

Concurso " A melhor carta 2013 "

Até dia 1 de março , os CTT  promovem o concurso " A melhor carta " que tem por objetivo estimular nos jovens este género de escrita. Para participar, basta escrever uma carta com o seguinte tema :

"ESCREVE UMA CARTA A EXPLICAR PORQUE É QUE A ÁGUA É UM RECURSO PRECISO"

Se  quiseres concorrer consulta o site:

http://www.ctt.pt/fectt/wcmservlet/ctt/institucional/imprensa/imprensa/noticia230.html