domingo, 23 de dezembro de 2012

FELIZ NATAL


DESEJO-VOS UM FELIZ NATAL CHEIO DE SAÚDE E ALEGRIA.

SÃO OS VOTOS DA VOSSA PROFESSORA.
PAULA

sábado, 1 de dezembro de 2012

ANTÓNIO TORRADO

Durante o mês de novembro, estiveram expostos na Biblioteca,   alguns trabalhos  de pesquisa sobre o escritor António Torrado,   elaborados pelos alunos  da turma 6º G .

 








HANS CHRISTIAN ANDERSEN

        Escritor dinamarquês,  autor de contos de fadas mais conhecido mundialmente, nasceu a 2 de abril de 1805, em Odessa, e morreu a 4 de agosto de 1875, em Copenhaga.
        Membro de uma família humilde, aos 11 anos, após a morte do pai, foi viver para a capital, Copenhaga, onde estudou canto e dança, trabalhou no Teatro Real como ator e bailarino e também escreveu algumas peças. Entretanto, em 1828, entrou na Universidade de Copenhaga.
       Contudo, o grande interesse de Hans Christian Andersen era a literatura . Em 1833, começou a publicar os seus primeiros textos, desde obras dramáticas, a diários, apontamentos de viagens e romances.

      Tornou-se mundialmente famoso pelos contos que escreveu, especialmente por serem dedicados ao público infantil. Publicou os primeiros em 1835 e foi acrescentando outros até 1872, altura em que atingiu os 156 contos. De início, Andersen baseou-se nas tradições populares do seu país para escrever as histórias, passando depois aos contos de fadas e a outros onde a Natureza era a protagonista, ou até mesmo os objetos. Assim, escreveu, sucessivamente, contos como Companheiro de Viagem, Os Cisnes Selvagens, O Duende, A Colina dos Elfos, O Rouxinol, O Sapo, O Abeto, As Flores da Pequena Ida, A Agulha de Remendar, A Gota de Água, A Velha Lanterna e Os Trapos.
     Nos seus contos havia sempre uma moral e Andersen tentava passar a ideia de padrões de comportamento que deveriam ser adotados, nomeadamente para que houvesse igualdade entre todas as pessoas.
      Hans Christian Andersen escreveu regularmente até 1872, altura em que ficou bastante doente. Viria a morrer três anos mais tarde, a 4 de agosto de 1875, em Copenhaga.
      A data de nascimento do escritor, 2 de abril, é hoje em dia utilizada para assinalar o Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil .



http://nonio.eses.pt/contos/andersen.htm

sábado, 24 de novembro de 2012

IRMÃOS GRIMM

          Os escritores mais famosos dos contos de fadas infantis são os Irmãos Grimm.  Jacob e Wilhelm Grimm, são dois irmãos que fizeram e fazem muito sucesso até hoje com suas histórias e os  seus contos .Nascidos na Alemanha, os Irmãos Grimm dedicaram a sua vida ao registo dos seus contos infantis,  e assim ganharam fama e notoriedade com as crianças.


 http://nonio.eses.pt/contos/grimm.htm

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

GRAMATICANDO

ALGUNS JOGOS INTERATIVOS

DIVERTE-TE !

http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/a-brincar/gramaticando.html

http://guida.querido.net/jogos/index.html

CONTOS TRADICIONAIS

Origem do conto tradicional

O conto começou por ser um relato simples de situações imaginárias, destinado a ocupar os momentos de lazer.
Muitos dos contos foram transmitidos oralmente até que alguns escritores os compilaram e registaram por escrito.
Os contos tradicionais fazem parte do património cultural de um povo. Histórias de reis, rainhas, bruxas, monstros e outros seres fantásticos ainda hoje continuam a ser contadas, levando os seus ouvintes para mundos imaginários.



Características do conto tradicional
Proveniente da tradição oral, apresenta uma linguagem simples, recorrendo, por vezes, a um tom mais coloquial.  
É uma narrativa pouco extensa e o narrador é não participante.
Tem um enredo e uma estrutura simples (introdução, desenvolvimento e conclusão).
Quase não há marcas do espaço e do tempo e, quando há, são muito vagas.
Apresenta um reduzido número de personagens.
Muitos contos apresentam sempre a mesma fórmula inicial ("Era uma vez…") 
e final ("… e foram felizes para sempre.").
Alguns contos pretendem transmitir um ensinamento ou uma moralidade












segunda-feira, 19 de novembro de 2012

LENDAS E MITOS

A lenda é uma narrativa  que é transmitida oralmente  através dos tempos.
De caráter fantástico e /ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação humana.

Um mito é uma narrativa de carácter simbólico, relacionada com uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os fenómenos naturais, as origens do Mundo e do homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis.


 A LENDA DA PRINCESA FÁTIMA ( OURÉM)

Fátima, jovem e bela princesa moura, era filha única do emir, que a guardava dos olhos dos homens numa torre ricamente mobilada, tendo por companhia apenas as aias e, entre elas, a sua preferida e confidente Cadija.

Apesar de estar prometida a seu primo Abu, o destino quis que Fátima se apaixonasse pelo cristão que seu pai mais odiava, Gonçalo Hermingues, o "Traga-Mouros", o cavaleiro poeta que nas suas cavalgadas pelos campos via a bela princesa à janela da torre.

Rapidamente o coração do cavaleiro cristão se encheu daquela imagem e sabendo que a princesa iria participar no cortejo da Festa das Luzes, na noite que mais tarde seria a de S. João, preparou uma cilada de amor.

No impressionante cortejo de mouras e mouros, Fátima era vigiada de perto por Abu. De repente, os cristãos liderados pelo "Traga-Mouros" saíram a caminho e Fátima viu-se raptada por Gonçalo. Mas,  Abu depressa se organizou e partiu com os seus homens em perseguição dos cristãos e a luta que se seguiu revelou-se fatal para o rico e poderoso Abu.

Como recompensa pelos prisioneiros mouros, Gonçalo Hermingues pediu a D. Afonso Henriques licença para se casar com a princesa Fátima, a que o rei acedeu com a condição que esta se convertesse.

A região que primeiro acolheu os jovens viria a chamar-se Fátima, mas a princesa, já com o nome cristão de Oureana, deu também o seu nome ao lugar onde se instalaram definitivamente, a Vila de Ourém.




LENDAS MITOLÓGICAS

Narciso era um jovem de singular beleza, filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. No dia de seu nascimento, o adivinho Tirésias prenunciou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura.
Indiferente aos sentimentos alheios, Narciso desprezou o amor da ninfa Eco - segundo outras fontes, do jovem Amantis - e o seu egoísmo provocou o castigo dos deuses.
Ao observar o reflexo de seu rosto nas águas de uma fonte, apaixonou-se pela própria imagem e ficou a contemplá-la até consumir-se. A flor conhecida pelo nome de Narciso nasceu, então, no lugar onde morrera.



Narciso

FÁBULAS

As fábulas são narrativas cujos protagonistas são geralmente animais, que falam e agem como os homens.
Estas histórias terminam com uma lição de moral .
Escritores mais conhecidos - Esopo e La Fontaine

Exemplos de fábulas : A cigarra e a formiga;
                                    O corvo e a raposa;
                                     A lebre e a tartaruga.










O burro e o porco


             Um homem tinha um porco e um burro, mas tratava melhor o porco, por isso este dizia ao burro:
- O nosso dono, dá-me mais comida e água do que a ti, enquanto tu vais ao monte buscar lenha, eu fico a descansar. Não tens inveja de mim?
O burro lamentava-se da injustiça mas, uma manhã, ouviu o porco e viu que o dono o matava para comer.
- Bem-vindos sejam os meus passeios ao monte - disse para si próprio-, porque evitam que acumule gorduras iguais às do porco. 

Os estúpidos vangloriam-se do que lhes é dado gratuitamente, esquecendo que o preço final costuma ser caro.
Beatriz Gomes 6ºC

TIL - TEATRO INFANTIL DE LISBOA

  Nova peça de teatro " A FLAUTA MÁGICA "  .

http://www.til-tl.com/Espectaculo.aspx?ID=69

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

NOVAS LEITURAS

MARIA TERESA MAIA GONZALEZ

Autora do livro " O guarda da praia "  que leste  no 5º ano. 

Esta escritora escreveu um  novo livro :   "O Castelo dos Livros "






ALICE VIERA

Se queres aprender os tempos verbais , deves ler este livro .
É um livro de poemas  que ensina os tempos verbais,   de uma forma lúdica e pedagógica.


PNL- PLANO NACIONAL DE LEITURA

Passatempos e concursos 2012/2013.

Se estiveres interessado em participar consulta o site.

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/index.php

PASSATEMPOS VISÃO JÚNIOR

A revista Visão Júnior tem imensos passatempos que tu podes partcipar com os teus colegas.

 Faz uma visita.


http://visao.sapo.pt/como-participar-nas-aventuras-de-junior--joana=f689381